A prova de carga estática (PCE) é o único ensaio capaz de determinar diretamente a curva carga vs deslocamento do topo da estaca, informação de grande importância para o projeto de fundações. Pode ser realizada em todos os tipos de estacas, verticais ou inclinadas, independe do processo de execução ou instalação no terreno, inclusive em tubulões.
O ensaio consiste em aplicar esforços à estaca teste (de compressão, tração ou horizontalmente) com incrementos progressivos de carga e registrar os deslocamentos correspondentes, resultando em um gráfico carga vs deslocamento.
Para a aplicação dos esforços à estaca teste é necessário utilizar elementos de reação, como estacas tracionadas. A Fountest Engenharia utiliza em seus ensaios estacas de reação da obra, muito competitivas em obras com estacas escavadas, ou reutilizáveis, como as estacas helicoidais, muito competitivas em obras com estacas cravadas. Também dimensionamos ensaios com estacas de reação em perfil metálico e seu travamento soldado, geralmente utilizadas como reação em estacas teste cravadas.
Contamos com os melhores equipamentos para a leitura de carga e deslocamento (célula de carga e deflectômetros importados, devidamente calibrados), além do acompanhamento do ensaio por vídeo, que proporciona execução segura e tranquila mesmo na ocorrência chuvas ou vendavais, por exemplo.
Propomos, preparamos e gerenciamos a instalação de strain gauges ao longo do fuste da estaca para prova de carga estática instrumentada, que possibilita a separação da carga de atrito e ponta da estaca para os carregamentos do ensaio. Todas as barras instrumentadas da Fountest Engenharia são aferidas em laboratório próprio, com a aferição apresentada em relatório.
A prova de carga direta (PCD) fornece a curva carga vs deslocamento da superfície de solo ensaiada, sendo indicada para determinação da tensão máxima de suporte do solo.